Gestão da Tecnologia da Informação

Perfil do Profissional

O Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação atua num segmento da área de informática que abrange a administração dos recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados. O profissional egresso desse curso define parâmetros de utilização de sistemas, gerencia os recursos humanos envolvidos, implanta e documenta rotinas, controla os níveis de serviço de sistemas operacionais e banco de dados, gerenciando os sistemas implantados. A formação concentra-se nos aspectos gerenciais da tecnologia, nos métodos, ferramentas e processos de gestão, com uma visão estratégica das organizações e do uso dos sistemas de informação a seu serviço.

Carreira

O mercado de trabalho mantém-se aquecido uma vez que o profissional pode atuar tanto no setor público como no privado e em empresas do terceiro setor. Atualmente, com a tecnologia inserida no cotidiano das pessoas e das empresas, não há como imaginar qualquer segmento que não necessite dela, e, principalmente de um profissional que coordene todos os processos envolvidos. O profissional da Gestão da Tecnologia da Informação pode atuar nos mais diferentes setores da economia, desde a área da saúde até no ramo de agronegócio. Esse profissional pode ser caracterizado pelo perfil multifacetado, visto que está preparado para desempenhar funções em todas as camadas da hierarquia corporativa, ocupando cargos de consultor, gerente e até diretor. O curso de Gestão da Tecnologia da Informação prepara o aluno com conhecimentos necessários para elevar o papel estratégico da tecnologia da informação e comunicação e, consecutivamente, assumir papéis inovadores na empresa, apoiando decisões que envolvem investimentos tecnológicos, contratação e gestão de mão de obra especializada.

Alguns cargos que o profissional formado em Gestão da Tecnologia da Informação pode ocupar são:

- Gestor em Tecnologia de Informação;
- Gerente de Projetos de Sistemas de Informação;
- Assistente em Qualidade e Segurança de Informação;
- Consultor em Sistemas de Informação.

Competências Gerais

- Capacidade de Comunicação e Expressão;
- Gerar Soluções Inovadoras;
- Interagir com outras Áreas;
- Tomar decisões;
- Demonstrar capacidade de negociação;
- Demonstrar raciocínio lógico;
- Adotar postura ética e responsável, de respeito aos valores definidos pela organização e pela sociedade;
- Capacidade de identificar novas oportunidades de negócios;
- Estimular e mobilizar positivamente as pessoas;
- Trabalhar em equipe, interagindo em situações de natureza diversificada.

Competências Específicas

- Diagnosticar a infraestrutura da empresa para implantação de soluções de TI;
- Gerenciar projetos de TI, articulando a infraestrutura tecnológica com processos, pessoas e informações;
- Planejar, organizar e implantar processos de gestão de TI alinhados às estratégias de negócios da organização;
- Identificar, avaliar e coordenar soluções e necessidades de aplicativos nos ambientes de negócio.

Noturno.

3 anos.